Os consumidores compram com os olhos” – é difícil não concordar com essa afirmação. São as qualidades estéticas que principalmente prevalecem na escolha do produto certo. Não é diferente no caso da compra de tapetes. Primeiro olhamos para a cor, o padrão, o motivo adequado, mas cada vez mais consideramos também a funcionalidade. Sem dúvida, os alérgicos têm o maior problema aqui, pois além das considerações estético-práticas, devem priorizar sua própria saúde. Que tipo de tapete é adequado para casas de pessoas alérgicas a poeira e ácaros? Nós damos dicas!
Fatores a considerar ao comprar um tapete
Muitas pessoas acreditam que os alérgicos com forte reação à poeira devem evitar tecidos em suas casas. Felizmente, essa crença errônea está cada vez mais sendo desmentida - e com razão! Pesquisas mostram que os tapetes não causam alergias, pelo contrário, se forem adequadamente escolhidos e mantidos limpos, podem atuar como um filtro e reduzir a suspensão de poeira no ar.

Tapetes seguros e não tóxicos
É hora de cobrir os azulejos nus, o parquete ou os painéis com o tapete certo. Ele não só dará o caráter adequado ao interior, mas também será um ambiente amigável para ácaros. Ao escolher o tapete certo para um alérgico, é preciso prestar atenção ao material de que é feito. Os alérgicos devem evitar tapetes feitos de fibras naturais. Fibras grossas e felpudas são um ambiente ideal para ácaros da poeira e são muito difíceis de remover. Outro ponto importante é o tamanho do tapete. Se não tivermos muito tempo para mantê-lo limpo, é definitivamente melhor escolher um tamanho menor.

Para alérgicos, sugerimos escolher tapetes de vinil feitos de material sintético – tecido de PVC (85%) e poliéster (15%). Essa combinação e a ausência de pelos longos garantem condições desfavoráveis para o acúmulo excessivo de poeira. Os tapetes de vinil, graças às suas propriedades antiestáticas, são também uma escolha segura para o quarto das crianças.
Limpeza regular do tapete
Escolher o tapete certo não é tudo! Devemos lembrar de limpá-lo regularmente. A vantagem dos tapetes de vinil é a facilidade de limpeza. Isso é importante não só para os alérgicos, mas também para crianças pequenas. A superfície lisa do tapete faz com que a sujeira não penetre profundamente na estrutura, mas permaneça na superfície. Se quisermos limpar uma mancha ou o tapete inteiro, basta umedecer um pano em água com um detergente suave e passar na superfície. Vale também mencionar que os tapetes de vinil são resistentes a vários tipos de danos mecânicos, como alongamentos, rasgos ou dobras. Eles também são resistentes à umidade, o que permite que decorem tanto o quarto do alérgico quanto a cozinha ou o banheiro.
Diversidade de design e cores dos tapetes antialérgicos
Se o nosso filho é alérgico à poeira, não precisamos desistir de comprar um tapete. Precisamos, no entanto, saber o que procurar e escolher o tapete certo com sabedoria. Atualmente, a escolha de tapetes para o quarto das crianças é extremamente variada. Na oferta dos fabricantes, podemos encontrar padrões e formatos interessantes de tapetes, tudo para que a criança possa passar o tempo feliz e agradavelmente em seu quarto.

Um tapete bem escolhido pode fazer maravilhas – proporciona aconchego, destaca o caráter do interior e os interesses ou estilo do proprietário. Marroquinos, mosaicos, vintage, ou talvez padrões geométricos? A escolha é enorme, por isso é mais seguro dedicar um pouco mais de tempo à compra de um tapete que se encaixe perfeitamente na decoração existente do interior, e que também seja seguro para a nossa saúde.

